domingo, 12 de junho de 2011

Vocês que percebem de psicologia.

Hoje acordei e cambaleei, como sempre, até à cozinha. Ligar a máquina de café. Tirar uma chávena só com um olho. O costume. Em cima do fogão estava um copo de cocktail, daqueles em que se põe o dry martini com uma azeitona - isto deve ter um nome próprio mas não vou googlar - meio cheio com qualquer coisa transparente e uma vela em forma de "S" a flutuar no líquido. Não me lembrava de nada daquilo, mas bom, a noite de ontem não foi propriamente lúcida. Ao lado do copo estava um livro de receitas de cocktails e uma notícia sobre um blogue. Impressa.

Quando me acerquei do papel para o ler, notei que no lugar do forno estava a máquina da loiça. E no lugar da máquina da loiça, o forno. Assustei-me um pedaço e tentei lembrar-me do que aconteceu antes de aterrar redonda na cama - já uma vez me deitei com um sari indiano em mau estado e acordei desmaquilhada e de pijama, não é assim tão estranho. Não me lembrava. Liguei à minha irmã. Quando me atende, reparo que me falta a máquina de lavar roupa e percebo finalmente que a minha casa foi assaltada.

Foi, não. Estava a ser.

Pela varanda da sala, um casal despojava a minha casa dos aparelhos eléctricos mais valiosos. Quando dão pela minha presença, à porta da sala, de robe (por pura sorte) e telemóvel na mão, tentam saltar da varanda. Ele consegue, ela torce o pé. Reconheço-a, é minha colega de trabalho, francesa, e está ali, deitada no chão da minha varanda ao pé do LCD. Agarro-lhe na mão e trinco-lhe as pontas dos dedos um a um, com os incisivos. Sinto a carne a romper-se. Ocorre-me que lhe estou a estragar as impressões digitais, que burra.

Algures no processo, vi um anúncio televisivo - sim, o LCD estava na varanda, não sei - no qual dois cães, um deles o meu, faziam uma viagem em jeep ao pôr-do-sol. Não estavam alegres à cão, estavam mais pensativos e confiantes naquele fim de tarde.

E então acordei outra vez.

Analyse that.

15 comentários:

lampâda mervelha disse...

Super!

o anão gigante disse...

U better call Billy Crystal.

Wiwia disse...

Era a minha terceira hipótese. A seguir ao Sr Munelhos de Cavelos.

Calíope disse...

Mas sonhas com esse tipo de pormenor? Impressionante!

disse...

os electrodomésticos trocados têm um significado do caraças que não posso adiantar-te aqui porque não te conheço bem, os cães pensativos significam o mesmo que aqueles quadros de cães a jogar snooker de chapéu.

Wiwia disse...

MC,
E omiti inúmeros detalhes. Sei que vocês se cansam com facilidade de isto nao tiver figurinhas.
:D

Zé,
Devias revelar. Nem é por mim, é pelos leitores. Isto é muito lido e eles podem ficar ansiosos e irados e amotinar-se. Olha o que eu te digo: cautela.

disse...

repara que não mencionei o mais óbvio: a tua colega a roubar-te. estás apaixonada e o teu cão está-se nas tintas.

Nawita disse...

Grande sonho:)

Adoro estas coisas.

Essa francesa não será uma invejosa que se sente ameaçada pelo teu talento? Estás a morder-lhe as mãos porquê? Isso é muito estranho, as mãos são muito importantes, elas dão e recebem, mais que os olhos, espelham a alma.

O teu cão quer fazer uma road trip, ou seja, tu projectaste a tua imagem para o teu cão, vai de férias.

Também andas mortinha por alterar a decoração da tua casa, acho que o devias fazer. Posso ajudar?

lampâda mervelha disse...

Quando sonhares apenas com os sons de um café em hora de ponta, diz-me alguma coisa. O som da amáquina de café, aquelas três pancadas secas para retirar o borrão, o som da colher que toca nas chávenas, as pessoas que falam, o moinho eléctrico, o som da patilha do dito moinho de quando se coloca a dose, o som de quando se pousa algo no balcão de vidro, o ruído da televisão, as colheres nos copos de vidro, as latas com gás que se abrem, tanto, tanto, tanto mais... e nisto, lentamente, abres os olhos em plena madrugada, no silêncio e escuridão do teu quarto... e nada se ouve a não ser o "foooda-se.." que te sai com toda a naturalidade.

Wiwia disse...

Iluminado Zé,

Mas estou apaixonada pela francesa ou pelo cão? Dava-me jeito saber se ensaio serenatas em francês ou se cozinho um prato de esparguete com almôndegas.


Clarividente (ou deverei dizer Vidente) Nawita,

Empanquei na parte do "meu talento". Podes dizer-me qual é? Poupavas-me o soul searching :)

Ok, vou de férias, está decidido. Podes ficar a pregar quadros e a montar candeeiros enquanto estou fora, eu deixo.

lampâda mervelha disse...

Quando sonhares apenas com os sons de um café em hora de ponta, diz-me alguma coisa. O som da amáquina de café, aquelas três pancadas secas para retirar o borrão, o som da colher que toca nas chávenas, as pessoas que falam, o moinho eléctrico, o som da patilha do dito moinho de quando se coloca a dose, o som de quando se pousa algo no balcão de vidro, o ruído da televisão, as colheres nos copos de vidro, as latas com gás que se abrem, tanto, tanto, tanto mais... e nisto, lentamente, abres os olhos em plena madrugada, no silêncio e escuridão do teu quarto... e nada se ouve a não ser o "foooda-se.." que te sai com toda a naturalidade.

Wiwia disse...

LM,

Comentários melhores que o post? Não, obrigadinha, 'tá?

:)

Boa, miúdo.

lampâda mervelha disse...

Oh, exageras.

K disse...

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Wiwia disse...

K,

Tu dormes assim em qq sítio? Isso pode ser perigoso.