quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Já era da comunicação.

Primeiro as pessoas falavam.

Depois vieram os telefones e as pessoas ligavam para casa umas das outras e perguntavam se cicrano estava e, se sim, ouvia-se o som dos chinelos de cicrano a bater chão fora e o barulho do exaustor e às vezes ao fundo a voz de um homem mal-disposto.

À terceira era pôs-se fim a esta violência da intimidade sonora. SMS. Prático, rápido, barato, sem qualquer tipo de frincha sobre a repulsiva vida do próximo.

Depois veio o Facebook. A vida em ambiente azul seleccionado. E as pessoas escrevem aquilo que sabem que tu queres ler, e tu dizes as coisas que reescreveste quatro vezes até ficarem suficientemente crípticas para só aquela pessoa, só aquelinha mesmo, entender ou, melhor ainda, não entender ao certo mas cismar na ambiguidade da mensagem. Outras vezes não filtras nada e é um forrobodó de comentários e não faz mal, porque tu além de gostares de Ingmar Bergmar também és assim, tens esse selo de Party Animal. Ah, espera, isso era no Hi5.

E eis chegado o dia em que as pessoas se calaram. Tudo o que escreverias está no 9GAG e vem com cores.

4 comentários:

Calíope disse...

Eu acho que me perdi ali algures no cruzamento do dois com o três!

djamb disse...

Que saudades dos "bons velhos tempos" em que nos encontrávamos com os nossos amigos sem marcar horas e sem telefonemas do género "estou mesmo a chegar, podes ir pedindo".

Wiwia disse...

Calíope e Djamb,
Estamos velhotes, hein?

Ana disse...

confesso que só "aderi" ao último...