sexta-feira, 8 de abril de 2011

Universidade, para que te quero?

A propósito da discussão que lá vai para os lados do grande Anão e do diariamente reiterado os cursos superiores são demasiado teóricos, gostava só de constatar o óbvio.

Um ser humano treinado para pensar em altos níveis de abstracção é à partida capaz de descer ao concreto e resolver problemas em contexto real, seja ele qual for. Às tantas não parecendo, "seja ele qual for" é absolutamente fulcral na combinação da conjuntura socioeconómica com o enquadramento legal do trabalho em que fomos apanhados na última década. Pensamento abstracto e criatividade, é tudo o que a Universidade deve exponenciar - nos seus vários ramos, claramente, e com os métodos de análise mais adequados a cada um, sincrónicos ou diacrónicos.

Assumindo então que não estamos a falar de cerzideiras ou de técnicos de limpeza de vidros em altura - aí, sim, uma formação orientada para a profissão é capaz de fazer falta -, eu diria que o problema do ensino universitário em Portugal é não ser suficientemente teórico. Um dia que seja, que volte a ser, não serão necessárias quotas e (re)nascerão naturalmente escolas alternativas, essas tais instituições que treinam as pessoas para carregar em botões quando se acendem luzes e que, sem qualquer desprimor, não se podem chamar universidades.

Dito isto, vou fazer sopa de courgette e bróculos. Tão ou mais importante que isto tudo.

8 comentários:

Nawita disse...

Concordo contigo.
Não vou comentar mais sobre o assunto, nem falar sobre as (falsas) novas oportunidades, que poderiam ser bem aproveitadas.
É sexta-feira, está um sol tremendo e só te digo isto, velouté de courgettes, servido com queijo ralado e muita, muita pimenta.

Wiwia disse...

Eh pá, tu para quem nao me conhece... Conheces-me mt bem. A sucker for cheese 'n' peppa :)

o anão gigante disse...

Este blogue cheira a sexo que tresanda. Um sucker aqui, uma velouté acolá.

Vou tomar banho e mudar de roupa, ou esta noite não me largam :/ maçada :|

Vegan Wolf disse...

"um ser humano treinado para pensar em altos níveis de abstracção é à partida capaz de descer ao concreto e resolver problemas em contexto real, seja ele qual for."

esta foi na mosca. ;)

Wiwia disse...

Eu estou em vinho verde, digo que sim e hehehe a tudo :)

lampâda mervelha disse...

Então e a sopa?

Wiwia disse...

Bem boa, depois do parmesão ralado por cima ;)

K disse...

Ai que este tema me da urticaria...